No final de semana passado encontrei alguns amigos e pessoas conhecidas que não via há algum tempo e alguns abordaram-me dizendo, “Soube que tens tido muito sucesso. Parabéns!”

Eu fiquei surpresa e confesso que até um pouco embaraçada… Pensei “eu? Sucesso?”

Bem é verdade que sim, eu sou uma privilegiada que tem a felicidade de trabalhar apenas com aquilo que ama, cumprindo minha missão de ajudar outras mulheres a ser bem sucedidas com suas missões pessoais de transformar a vida de outras pessoas também. Isso só por si já é um grande sucesso, claro! Mas quando queremos muito mais e sentimos que ainda temos tudo por fazer à nossa frente… nem sempre nos sentimos assim.

Eu concordo que comparado com algumas pessoas que ambicionam ter sucesso com o seu trabalho de coachng, terapia ou consultoria eu seja um caso de sucesso, mas no entanto comparado com os meus mentores e aquilo que eu ambiciono causar em termos de impacto no mundo, não sou ainda.

O sucesso é uma escolha de como olhamos para nós  e nos vemos a nós próprias.

Coach e Empreendedora de SucessoSe escolhes olhar-te como um sucesso verás sucesso e sentirás sucesso. Mas se escolhes procurar evidências de que ainda não atingiste o que desejas, sentirás que és um fracasso.

Passei estes dias a pensar sobre isto e decidi que se é uma escolha minha, então escolho aquilo que me parece melhor para mim. Escolho ser sucesso, porque sei que esta perspectiva também estará atraindo mais sucesso para mim.

Isto vale para ti também, mesmo que ainda só estejas a começar o teu negócio ou até que isso ainda seja só um pensamento. Tu podes ver-te como um sucesso desde já.

Olha para a tua vida, o teu passado e começa a encontrar muitos pequenos sucessos ao longo do teu percurso até aqui e que te tornaram na pessoa fantástica que és hoje.

Não importa realmente o quão bem sucedida és hoje, tu podes escolher como te vês a ti mesma e também és tu que escolhes como te apresentas a outras pessoas.

Não importa quanta falta de sucesso pensas que tens. Eu garanto que tu estás pelo menos dois passos à frente de alguém neste planeta e essas pessoas estão a precisar da tua ajuda agora.

E na verdade, estar apenas dois passos à frente das pessoas que serão teus clientes ideais é tudo o que tu precisas se queres servir alguém, porque estás na posição ideal para ajudar essa pessoa. Se estiveres bem lá na frente quem tu podes ajudar já nem te consegue ver e não acredita que pode chegar onde tu estás, mas se tu estiveres logo ali, dois passos mais à frente, tu és a visão da possibilidade para essa pessoa e podes sempre esticar-lhe a mão e ajuda-la a avançar mais um paço em sua vida.

Então, tu só precisas mesmo estar dois passos à frente das pessoas que desejas ajudar.

Mas como mostrar que estás dois passos à frente e podes ajudar sem pareceres arrogante? E como fazer se estás apenas a começar ou fazes este negócio há muito pouco tempo? Ou mesmo se já fazes este negócio há algum tempo mas ainda não atingiste um bom posicionamento?

Partilha os teus conhecimentos e aquilo em que és especialista de forma humana e humilde.

Aqui ficam alguns exemplos da minha vida que talvez até possam despertar algumas ideias sobre como te podes posicionar com aquilo em que és especialista (expertise) de uma forma humana à qual o teu publico se relaciona:

  1. Quantas pessoas já ajudei:

(Humanidade) Não foi fácil o meu percurso como terapeuta e coach, sobretudo nos primeiros anos quando ainda só estava a começar e nem acreditava que era efectivamente capaz de ajudar eficazmente meus clientes, mas porque sempre lutei pelos meus sonhos… (Expertise) após quase 9 anos de prática como caoch e terapeuta eu tive o privilégio de ajudar milhares de pessoas com o meu trabalho, quer  1:1, quer em grupos pequenos, quer em plateias de centenas de pessoas.

  1. Os resultados dos meus clientes:

(Humanidade) Enquanto eu tive vários clientes que apenas verificaram mudanças ligeiras em sua vida…

(Expertise) a grande maioria dos meus clientes, têm resultados extraordinários e dizem que o trabalho comigo lhe proporcionam verdadeiras transformações em suas vidas, ganhando a confiança que precisavam para serem quem são e fazerem o que amam, mudaram o seu mindset e forma como lidam com as emoções e tornam-se claras sobre seus desejos e sonhos aprendendo a criar um plano para os colocar em prática, criando uma visão inspiradora para sua vida e trabalho de sonho ficando claras sobre quem servem e como, qual sua mensagem única de valor, como se posicionar como expert no mercado, como ter um negócio de coaching/consultoria lucrativo e alinhado com sua missão de alma.

  1. Os meus resultados pessoais:

(Humanidade) Nos primeiros anos como terapeuta e coach eu entreguei o meu coração e minha alma ao meu trabalho para ajudar os meus clientes e sentirem-se melhor consigo mesmos e parar com o sofrimento e infelicidade que sentiam em suas vidas, embora eu fosse óptima com meus clientes e eles tivessem resultados, eu não tinha, ou seja, trabalhava quase só por referência (o que era bom porque indicava uma qualidade no meu trabalho), mas ganhava muito pouco e não tinha como pagar minhas contas vivendo como terapeuta e coach como eu sonhava, pelo que tinha que eventualmente me dedicar a outras actividades para ganhar um dinheiro extra ou contar com o apoio financeiro da minha família e eu ambicionava um negócio de sucesso como coach, o que para mim significa ter liberdade de criar o estilo de vida dos meus sonhos com os meus rendimentos como coach.

(Expertise) Mas eu levei todos estes anos procurando realizar este sonho de viver bem e com qualidade de vida com o meu trabalho de coaching e depois de mais de 8 anos de muito estudo e preparação com os melhores mentores, hoje finalmente posso não só viver o meu sonho como ajudar outras coachs/consultoras a viverem a sua vida de sonhos, sendo sua mentora e ajudando a criar negócios de sucesso à volta da sua paixão de ajudar outras pessoas

Se tu já ajudaste mais de uma pessoa, ou mesmo muitas pessoas a atingirem excelentes resultados e/ou tiveste pessoalmente resultados incríveis, tu realmente podes usar estas ideias acima para te posicionares no mercado sem pareceres arrogante e ao mesmo tempo com a confiança que precisas para te sentires mais bem sucedida no teu negócio desde já.

Mas como te posicionares se estás mesmo só a começar ou ainda nem começaste porque nem sabes como? Ou se já trabalhas há algum tempo mas ainda não te conseguiste destacar no mercado?

Aqui ficam algumas ideias para começares:

  1. Usa a tua história pessoal:

Aquilo a que chamamos a tua “jornada do herói”. É a história sobre como superaste algo em tua vida. Com esta história pessoal podes ajudar os teus clientes a superar seus desafios pessoais. Tu podes mostrar como saíste de uma grande desafio (Humanidade) e estás agora a viver uma boa experiência graças ao que aprendeste ou atingiste (Expertise). Se tu és o tipo de pessoas que faz aquilo que fala, isto também mostra o teu potencial cliente exactamente em que podes ajuda-los.

  1. A tua imagem:

Como queres ser vista pelo teu potencial cliente? A forma que te vestes para trabalhar não deve ser a mesma que usas para estar entre amigos. Com os teus clientes, queiras ou não estás a fazer negócios e para lhe venderes os teus serviços eles precisam acreditar que tu lhe podes entregar os resultados que eles precisam e queiramos ou não, uma boa imagem vale muito e pode significar fechar um cliente ou não. Não precisas investir uma fortuna em roupa, mas convém que te vistas à imagem de alguém que ganha aquilo que tu desejas ganhar com o teu trabalho. Escolhe algo elegante (que mostre tua Expertise) e que seja um estilo unicamente teu (Humanidade).

  1. Por quanto tempo estudaste (desenvolvimento pessoal + o teu nicho especifico):

Aqui fica um pequeno guião que inclui Humanidade e Expertise, para adaptares à tua realidade e usares:

Eu estudei desenvolvimento pessoal e ________ (inclui teu nicho especifico, exemplo: saúde, dinheiro, relações…) por ____ anos (inclui numero de anos). Durante este período, muitas pessoas me procuraram e pediram ajuda. Tantas pessoas que faz algum tempo, eu decidi dedicar minha vida a ajudar muitas/centenas/milhares de pessoas a ultrapassar este problema de ________ (inclui problema especifico que resolves com o teu trabalho).

Nota: Sê sincera, não precisas inventar nada, mesmo que aches que não tens nenhuma especialidade, tu tens. Tenta perceber porque as pessoas à tua volta te pedem ajuda, para quê. Pergunta a alguém que te conheça muito bem em que é que és mesmo muito boa. Tu vais encontrar a tua expertise única e melhor forma de te posicionares no mercado.

Para te ajudar ainda mais, aqui ficam alguns passos que podes dar para te posicionares melhor no mercado e apareceres como um verdadeiro sucesso:

Passo 1:

Faz uma lista de todas as formas possíveis de te posicionares no mercado como uma autoridade no teu campo específico de atuação (sê verdadeira, é claro).

Passo 2:

Escreve algumas frases que possas dizer em conversas, nos teus e-mails ou mesmo no teu site, que mostrem humanidade e expertise na tua comunicação.

Passo 3:

Pratica dizer estas frases em um lugar seguro. Podes fazê-lo em frente ao espelho, ou em frente a um amigo. Também podes praticar dentro do nosso grupo do Facebook, que é um lugar perfeitamente seguro para praticares posicionares-te numa comunidade de mulheres centradas em servir e transformar.

Ainda precisas de ajuda para te posicionares no mercado como um sucesso? Sem problema, eu estou aqui para isso. Marca a tua sessão de Clareza e Alinhamento aqui e vamos juntas perceber como eu te posso continuar a ajudar.

Deixa teus comentários abaixo e conta-nos quais os teus maiores desafios ao te posicionares no mercado com tua Expertise e como os superas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...