Como uma coach e mentora bem-sucedida, empreendedora, mãe, companheira, eterna estudante e aprendiz, amante de viagens e de uma vida livre e alguém que presa muito o tempo pessoal, no movimento, encontrei o meu equilíbrio em todas as áreas da minha vida.

 

Agora até podes estar a pensar, “Boa Sónia, parabéns para ti e o que é que ganho com o teu equilíbrio?“. Boa pergunta! Eu digo-te… :-). Ganhas um exemplo prático e algumas ideias de como podes aplicar aquilo que já funciona para mim e para tantas outras mulheres empreendedoras na tua vida e encontrares o teu próprio movimento, harmonia e equilíbrio pessoal. Topas?!

 

Antes de continuarmos eu quero reforçar mais uma vez que o EQUILÍBRIO para mim não é de todo disponibilizar uma quantidade igual de tempo ou energia em cada uma das áreas da vida de igual forma. Equilíbrio também não está em marcar o tempo em que realizo minhas tarefas apenas para dizer a mim mesma e ao mundo que eu coloquei tudo na lista e dediquei uma igual quantidade de trabalho a cada área. O equilíbrio também não é manter-me refém da minha lista de tarefas.

O equilíbrio para mim tem muito mais a ver com o que eu sinto do que com o que eu tenho a capacidade de fazer a cada momento.

 

Se me sinto bem, então estou em equilíbrio, se não me sinto bem, então preciso mudar de direcção e focar naquilo que me leva de volta ao fluxo e ao tal “equilíbrio” que me proporciona bem-estar.

 

Para de querer fazer e ser tudo ao mesmo tempo e ser a melhor em tudo e mais alguma coisa e ainda querer sentir equilíbrio. Não é assim que te vais equilibrar e ponto final. Procura alinhar-te com o teu bem-estar, viver apaixonada e criar um movimento na direcção do que faz o teu coração cantar e verás que o equilíbrio surge naturalmente para ti.

 

Porque o equilíbrio não é algo que tenhas de procurar, é algo que tens de estar pronta para receber.

 

No artigo anterior [Clica no link para ler o artigo], ensinei-te a criar movimento na tua vida para que o equilíbrio surja naturalmente e te prepares para o receber na tua vida. Agora vou entregar-te alguns exemplos de como isso funciona em cada área da vida em particular.

 

Como eu encontro EQUILÍBRIO em cada uma das minhas áreas de vida:

 

NEGÓCIO E CARREIRA

Para mim, o equilíbrio nesta área é investir no meu negócio o tempo que eu desejo dedicar-lhe em cada dia – e para mim às vezes é mais outras vezes é menos. Eu faço o que amo e por isso para mim trabalhar é extremamente importante porque é uma das minhas actividades favoritas. Eu defino a cada dia quanto tempo quero passar trabalhando. O importante nesta área é fazer as coisas avançar, criando o impacto, o sucesso e a receita que eu desejo. Trata-se de fazer ser selectiva, ter prioridades e objectivos definidos e manter-me firme neles, em vez de me deixar levar por coisas que aparecem como “urgente”, mas que na verdade podem ser tratadas depois das minhas prioridades… Se houver tempo para isso. Trata-se de ser amorosamente firme nas minhas decisões, definir limites para mim, para meus clientes e outros profissionais ou potenciais parceiros com quem gosto de me conectar. Trata-se de dizer “Não” a algumas distracções que por vezes até aparecem disfarçadas de “grandes oportunidades” ou de “assuntos importantes”. Trata-se de definir um horário flexível que é propício às minhas necessidades de cada dia e que me permite criar tempo para fazer as coisas que eu quero e que são verdadeiramente importantes para mim.

 

Equilíbrio para mim, não é fazer tudo e ser perfeita, equilíbrio é ser capaz de determinar o que eu quero mesmo fazer no meu trabalho e permitir-me deixar ir o resto. É saber intuitivamente quando é hora de trabalhar mais intensamente e quando é hora de ir embora, deixar o trabalho e ir fazer outra coisa.

 

Geralmente deixo-me guiar pelo coração muito mais que pelo relógio e pelo meu bem-estar com o que faço a cada dia do que com o que supostamente “devia” ser feito a cada dia.

 

FILHO

O equilíbrio dos momentos que passo com o meu filho, está muito mais na qualidade de tempo que passamos juntos, garantido que nesses momentos (durem o tempo que durarem, seja 5 minutos ou várias horas) sejam plenos e que a minha entrega seja total. Equilíbrio não é sobre o tempo que passo com o meu filho. Equilíbrio é para mim muito mais que passar tempo com ele, é estar presente, conversar, conhece-lo a um nível mais profundo, participar da sua vida e construir um relacionamento extremamente forte. Quando estamos juntos é prioritário que ele seja a prioridade e que nada se interponha no caminho, nem trabalho, nem clientes nem qualquer outra coisa ou pessoa. Existe um tempo que é dele, onde podemos conversar, fazer jogos, brincar, fazer actividades juntos, apoia-lo nas suas actividades, etc. É sobre saber quando eu preciso estar lá para ele e quando é tranquilo deixa-lo livre para decidir e fazer as coisas por sua conta. É sobre ensiná-lo a confiar em si mesmo, a ser autónomo e também a respeitar o meu tempo, para que eu possa ser mãe a tempo inteiro enquanto também sou uma empreendedora bem-sucedida a tempo inteiro.

 

RELACIONAMENTO AMOROSO

Eu e o meu companheiro, no momento em que escrevo isto, estamos juntos há 13 anos e ambos sabemos que não há como manter um relacionamento vivo e de boa saúde sem o nutrirmos. Para nós, o nosso relacionamento não é a dois, é a três. Não, não estou a incluir aqui o nosso filho, estou mesmo a incluir o nosso amor, porque nós amamos o nosso amor e fazemos questão de o nutrir e estimar como se fosse a pessoa mais importante das nossas vidas (tal como outro filho) e acredito que este é o maior segredo (agora revelado) no sucesso da nossa relação.  Equilíbrio na relação amorosa, é reservar tempo para nós, seja apenas 1 minuto só para dar um beijo, um abraço e dizer “eu amo-te”, seja tirar uns dias só para nós e fugirmos para um local romântico onde possamos dedicar-nos em exclusivo um ao outro e ao nosso amor sem nos preocuparmos com mais nada e vivermos exclusivamente para nós, para os nossos projectos, para o nosso amor. Equilíbrio, é entender as necessidades um do outro, respeitarmos-nos, dar tempo e espaço um ao outro e também tempo e espaço para nós e para o nosso amor. É crescer juntos, entusiasmarmos-nos com os nossos projectos individuais e os nossos projectos em conjunto.

 

CASA

A minha casa é muito importante para mim, é o meu espaço, o meu ninho, o meu porto de abrigo, o meu local de trabalho, o santuário que acolhe o que é mais importante para mim, a minha família. O equilíbrio nesta área também é importante, porque eu estou sempre em casa e preciso de me sentir bem aqui. Mas acontece que eu tenho muitos dons e ser boa dona de casa definitivamente não é um deles. Por muito tempo isto foi muito desafiante e frustrante para mim, porque eu queria muito ter tudo organizado, mas depois não conseguia e sentia-me completamente frustrada e em total desequilíbrio. Era como querer andar de bicicleta mas apenas conseguir ficar estática no mesmo lugar e cair assim que tentasse dar a primeira pedalada. A minha casa nem sempre está limpa ao meu gosto, as coisas nem sempre estão feitas ou arrumadas, mas elas são feitas quando funciona melhor para mim. Eu já te disse na primeira parte deste artigo como agora mesmo estão coisas para fazer à minha frente que “já deviam ter sido feitas”, mas não foram. Mas sabes que mais? Por mim tudo bem. Eu sinto-me bem, eu estou feliz e as coisas serão feitas quando eu precisar mesmo que elas sejam feitas e não existir nada mais importante e prioritário para eu fazer. Além disso, geralmente eu tenho ajuda, não faço tudo sozinha, mas agora o meu companheiro está imobilizado devido a um acidente e não só não me pode ajudar como sou eu que tenho de fazer tudo para ele. Eu sinto-me sobrecarregada às vezes e para mim é mais importante sentir-me bem outra vez e fazer as coisas que podem ser feitas do que stressar porque agora ainda tenho mais coisas para fazer. O meu filho também já tem 8 anos e já pode ajudar em algumas tarefas, isso não só permite que que ele experimente um pouco mais de responsabilidade e se sinta mais útil e importante na família, como me alivia a mim de pensar que tenho de fazer tudo sozinha. Então faço o que posso e o que não posso… Faço quando poder. A minha harmonia e bem-estar é muito mais importante que uma roupa lavada e arrumada, as camas feitas ou não haver louça do almoço para lavar.

 

AMIGOS/ FAMÍLIA / TODOS OS OUTROS               

Eu, o meu companheiro, o meu filho, e o meu negócio são as coisas mais importantes na minha vida neste momento. Eles vêm em primeiro lugar e, em seguida, tudo o resto. Tudo é programado em torno deles. Tenho tempo para a minha família, para os meus amigos e para tudo o resto porque eu faço isso acontecer no meus próprios termos, quando eu quero e é importante para mim, em torno das coisas que eu quero fazer, e faço isso de boa vontade, porque faço à medida do que é ideal para mim em cada momento. Eu nunca forço as coisas para agradar aos outros e já não digo “sim” apenas para que os outros se sentirem confortáveis ​​ou felizes. E a quem acha que isto é egoísta, apenas digo que isso não me importa, porque quando eu estou com os meus amigos, família e outros, estou porque eu quero e escolhi estar e estou a 100%. Isso faz com que as pessoas com quem estou se sintam especiais quando estão comigo e jamais sintam que eu estou ali a fazer um frete ou estou por obrigação. É assim que eu permaneço equilibrada e feliz e que faço os outros à minha volta felizes também.

 

MOMENTO PESSOAL

Eu não estaria completa se eu não tivesse um tempo para mim, o meu “equilíbrio” pessoal. Na verdade, não acredito que ninguém esteja, porque o equilíbrio pessoal é assim tão importante, é base de todo o equilíbrio, acredito eu. Este é um tempo, um momento apenas para mim, para fazer exactamente o que eu amo, o que me traz bem-estar e alegria, o que me faz sentir bem física, emocional, mental e espiritualmente. É um momento exclusivo para mim, para cuidar de mim, para estar comigo, para me amar, nutrir, mimar. E isto é tão importante e fundamental para que tudo o resto possa fluir e encontrar o seu próprio equilíbrio. Isto é algo que tem mesmo que fazer parte do meu dia-a-dia e está cada vez mais no topo das minhas prioridades. Uma das coisas que eu aprendi é que ninguém pode dar de um copo vazio. Eu já disse que o meu filho, companheiro e o meu negócio e clientes são a minha prioridade, mas se eu não cuidar de mim e amar a mim primeiro, eu não estarei inteira e no meu melhor para eles. Eu preciso cuidar de mim, para poder cuidar muito melhor de tudo o resto que importa na minha vida logo depois. É prioritário para mim fazer coisas que me trazem verdadeira satisfação e bem-estar, nem que seja apenas por 5 minutos de cada vez, porque mais uma vez, a qualidade é o que mais importa.

 

Eu tenho sido capaz de encontrar o equilíbrio em cada uma das áreas da minha vida que são importantes para mim, na medida e no momento em que cada uma delas é importante para mim. Isso significa que há coisas que não recebem exatamente a mesma atenção que outras, significa que há coisas que ficam por fazer. Mas para mim, tudo bem, porque é assim que eu encontro o equilíbrio que funciona melhor para mim, para os meus negócios e para as pessoas que são verdadeiramente importantes na minha vida, e é assim que eu me sinto bem sucedida, satisfeita, plena, feliz e realizada.

 

Eu aprendi a criar na minha vida o movimento que gera o equilíbrio, eu aprendi que equilíbrio não é o que as outras pensam sobre como deve ser a minha vida, é como eu escolho sentir-me bem com a minha vida. Eu aprendi que equilíbrio não acontece quando tentamos forçar-nos a viver em equilíbrio, apenas seguindo um plano e aplicando um monte de estratégias, mas antes ir com o fluxo e deixar que as coisas que precisam acontecer, aconteçam sem que eu as tente controlar. Afinal eu não posso controlar qualquer situação, apenas posso controlar a forma como me sinto e reajo a qualquer situação.

 

Este é o momento certo para que encontres o equilíbrio na tua vida também. Conta-me nos comentários abaixo, o que mais ressoou contigo neste artigo e no anterior e o que significa EQUILÍBRIO para ti?

 

Pronta para encontrar o equilíbrio em tua vida? Vamos conectar-nos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...